Carregando...
08/12/2022

Setor atacadista investe mais de R$ 100 milhões em fundo de inovação

Mais de 1,4 mil empresas do setor atacadista e distribuidor que atuam no Espírito Santo são responsáveis pelo repasse de mais de R$ 107 milhões, nos últimos quatro anos, para o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Esse fundo, criado em 2018, é formado com o adicional sobre o total de ICMS devido pelas empresas beneficiadas pelo Contrato de Competitividade Atacadista, firmado pelo Governo do Espírito Santo com o Sincades, e visa desenvolver projetos na área de inovação. Até outubro deste ano foram 19 propostas contratadas.

“Além de acreditar em projetos colaborativos e inovadores, há uma exigência do mercado e da sociedade para novas tecnologias. É necessário avançar para nos tornamos mais fortes”, ressalta Idalberto Moro, presidente do Sincades.

Dentre os projetos contemplados com o Funcitec está o Sincades Tech, lançado em setembro em parceria com a Faesa, que visa estimular esses projetos e prevê a qualificação de mil profissionais no Estado.

São diversas as áreas dos projetos desenvolvidos com o Funcitec, como inovação, agronegócio, gestão pública, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mobilidade e logística, metalmecânica e rochas ornamentais.